Recentemente, a equipe de nutrição do HMDECG realizou um treinamento para os profissionais de saúde da unidade sobre a abreviação de jejum no protocolo pré-cirúrgico.
O jejum pré-operatório é uma prática antes de procedimentos cirúrgicos e exames, com o objetivo de reduzir o risco de aspiração pulmonar. No entanto, um jejum prolongado pode ter efeitos negativos na saúde do paciente, incluindo desidratação, desequilíbrio eletrolítico e hipoglicemia.
Pensando nisso, o HMDECG realizou um treinamento para seus profissionais de saúde sobre a abreviação do jejum pré-cirúrgico, com o objetivo de aumentar a segurança do paciente e permitir uma recuperação mais rápida. Durante o treinamento, os profissionais de saúde foram capacitados para avaliar o risco de aspiração pulmonar e determinar o tempo necessário de jejum para cada paciente. Foram ensinadas técnicas para reduzir o tempo de jejum sem comprometer a segurança do paciente, levando em consideração fatores como idade, peso, saúde geral e tipo de procedimento.
Além de reduzir o risco de complicações, a abreviação do jejum pré-cirúrgico pode trazer diversos benefícios para a saúde do paciente. A prática pode melhorar os parâmetros metabólicos, como a resistência insulínica e o risco de diabetes pós-operatório.
Além disso, o jejum também pode aumentar a imunomodulação, garantindo uma menor reação inflamatória. Pacientes que realizaram a abreviação do jejum pré-cirúrgico também apresentaram uma melhora da capacidade funcional no pós-operatório, o que pode levar a uma redução do tempo de internação, principalmente em operações de maior porte. E não só isso, o jejum pré-operatório também pode reduzir a ansiedade, sede, fome, náuseas e vômitos.
Essa prática é de extrema importância, beneficiando os pacientes e permitindo que eles se recuperem mais rapidamente e com menos complicações. O treinamento realizado é um exemplo de como os profissionais de saúde podem se atualizar e aprimorar seus conhecimentos e habilidades, em benefício de seus pacientes.